Como criar logotipo para empresa



Neste artigo iremos abordar de forma bem prática como criar um logotipo para empresa, embora seja um assunto demasiadamente longo, decidi por simplificar ao máximo, tentando trazer soluções rápidas e fáceis de serem seguidas.

Um logotipo é parte fundamental e necessária para empresas de qualquer tamanho, representa graficamente o nome da marca e, quando bem feita, a imagem pode fornecer uma identidade visual duradoura, cria reconhecimento para o negócio.

É possível desenvolver um logotipo sozinho, de acordo com seus ideais, utilizando ferramentas especializadas e online, através de sites para criar logotipos, utilizando programas ou recorrer a contratação de um serviço especializado, uma empresa ou designer gráfico que pode ajudar a passar as informações da sua atividade em uma logomarca bem construida.

Imagem ilustrativa do artigo de criar logotipo para empresa.

Leia também: programas para fazer logos grátis.

Primeiros passos para a Criação de Logotipo

O orçamento necessário para o desenvolvimento de um logotipo pode ser muito amplo, se você ainda não conhece um designer gráfico de sua confiança, existe um grande número de agências e de freelancers que podem fazer logotipos para empresas.

É possível encontrar agências especializadas e designers gráficos capacitados através de indicações, fazendo uma procura em sites de busca, redes sociais, sites de portfólio e fóruns especializados sobre o assunto.

Depois de encontrar o serviço apropriado e obter mais informações, será necessário fazer um briefing, todo o estudo do gráfico para que o profissional consiga lhe entregar algumas identidades visuais corporativas. Se deseja fazer isso sozinho, separamos algumas dicas para que seja possível iniciar a criação do seu logo rapidamente.

Escolha os tipos e logotipos certos

Se deseja destacar sua marca, precisará estudar o projeto a fundo, sendo que todas as etapas do desenvolvimento precisa de sua atenção para construir uma identidade fundamentada em valores e conceitos.

Seja um novo empreendedor, profissional autônomo ou empresário de pequeno porte, o inicio pode ser desafiador para definir um estilo de logo. Embora exista uma grande variedade de tipos de logos, com algum conhecimento poderá encontrar o desenho que atenda as necessidades da empresa ou marca:

Logos de Símbolos

O logo simbólico é uma imagem que pode ser associada a uma marca de forma bastante produtiva. Em geral, possibilita a representação abstrata de um negócio. Ele contém apenas objetos ou formas que expressam a interpretação do que a organização ou empresa transmite.

Logos de Símbolos.

Logomarca de símbolo pode ser cativante, criativa, e também funciona bem como um logotipo autônomo, utilizando apenas uma imagem sem qualquer texto ou acompanhada por outra imagem que represente a empresa, organização ou nome do produto.

Logos com a Inicial da Empresa

De uma forma geral, quando é necessário cria um logotipo simples, destacar as iniciais da empresa é um procedimento tão simples quanto possível e pode ser útil se o nome de sua organização é difícil de pronunciar ou bastante longo. Afinal, logo com algumas letras são mais atraentes e concisos do que uma frase inteira.

Logos com a Inicial da Empresa.

Se você sabe que terá espaço reduzido para representar a marca, as letras são uma boa maneira de fornecer uma indicação do nome do seu negócio. Além disso, usar um design de logotipo pequeno pode ajudar a atribui igual peso visual para cada palavra do nome da sua empresa, o que pode torná-lo mais fácil de memorizar.

Logos apenas com Texto

Conhecidos como logotipos alltype ou tipográficos, esses tipos podem ser caracterizados pelo foco no desenho das letras e são criados com várias palavras ou apenas uma letra. É uma maneira de caracterizar uma empresa, especialmente no design de logo de várias letras, mantendo tudo simples e exclusivo.

Logo apenas com Texto.

São apropriados para todos os tipos do negócio que você pode imaginar, da empresa de informática à construção civil. Além disso, são extremamente úteis em determinadas situações, como para a empresa que tenha um nome inesquecível, fácil de entender ou cujo o objetivo e ser memorizado pelos clientes.

Logos com Símbolos e Letras

A combinação de gráficos com textos, símbolos ou ícones também significa a imagem de marca que você deseja transmitir para sua empresa ou organização. Um texto conciso pode complementar um ícone ou símbolo, proporcionando clareza complementar sobre o foco da empresa.

Logo com Símbolos e Letras.

Existem vários tipos de integrações possíveis, como por exemplo ter o logotipo com um texto integrado ao gráfico ou ter um ícone separado do texto. Geralmente utilizado pelas grande companhias, o texto estilizado permite complementar a imagem, trazendo clareza e fácil entendimento.

Encontrar a cor da sua marca

Saber como compreender a psicologia das cores é um passo fundamental para a concepção de um logotipo eficaz, a escolha não deve ser feita sobre a sua cor favorita, mas pelo o que você deseja transmitir com o logotipo.

A cor é um dos principais fatores que definem um logotipo e cada cor, incluindo preto e branco, pode ter diferentes implicações para o design da imagem. É necessário escolher as cores com atenção para melhorar elementos específicos do logotipo e trazer nuances para o gráfico com o uso de sombra e tom:

Vermelho é uma cor dinâmica e utilizada para representar paixão, energia, calor ou perigo. Também é bastante utilizada para estimular o apetite, o que explica por que é utilizado em muitos supermercados, restaurantes e produtos alimentares.

Laranja é muitas vezes associada como a cor do pensamento moderno e da inovação, também carrega conotações de juventude, diversão e acessibilidade. Além disso, pode ser usada para expressar felicidade, energia e entusiasmo.

Amarelo é uma cor associada à lógica, otimista, progressivo, confiante e criativo. O amarelo é uma cor brilhante e muitas vezes exigirá um contorno secundário, fundo ou cor complementar. Cor de precaução universal que também representa clareza.

Verde significa ir, natureza, vida, riqueza, fresco, harmonia, meio ambiente, crescimento, novo. Usado com frequência para representar empresas e produtos ecológicos. Pensado para ser uma cor que transmita calma.

Azul é uma das cores as mais usadas em logotipos corporativos. Implica profissionalismo, seriedade, integridade, sinceridade e calma. Azul também está associado com autoridade e sucesso, e por esta razão é popular com instituições e órgãos governamentais.

Preto significa sofisticado, luxuoso, formalidade, estilo, elegância, é usado por diferentes intitulações como marca principal ou em simultâneo com outra cor. O preto também pode ser associado à algo sombrio e sério. A maioria dos logotipos são projetados em preto e branco primeiro.

Rosa utilizada como uma cor que acalma, pode representar carinho, é muito utilizada pela empresas que atuam no mercado feminino, como cosméticos, salões de beleza e moda. Já os rosas fortes são utilizados para apresentar produtos acessíveis e modernos.

Roxo é utilizado para representar realeza e luxo. Tem sido associado a sabedoria e dignidade, e ao longo da história tem sido a cor da riqueza. Além disso, e usada frequentemente na embalagem de doces e brinquedos.

Como criar logotipo para empresa grátis

É possível desenvolver um logotipo sozinho, com a ajuda de programas específicos ou ferramentas online. Ppara quem anda com o orçamento apertado, existem alguns serviços práticos para a criação de logomarcas simples e gratuitas.

O correto seria escolher um programa para fazer desenhos com vetores, neste caso seria interessante saber utilizar os principais programas de design, Corel Draw e Adobe Illustrator são programas pagos, uma alternativa gratuita seria o Inkscape.

Já deixamos algumas dicas para quem precisa desenvolver um logotipo é não dispõe dos recursos necessários para contratar um profissional da área, para quem precisar criar a identidade visual do próprio negócio é possível utilizar uma ferramenta intuitiva e fácil de mexer, o programa Logo Maker para criar logotipos.

Outra solução é utilizar um serviço online que fornece algumas ferramentas para quem deseja tentar criar uma logomarca comercial gratuitamente, já deixamos algumas dicas sobre vários serviços desse tipo.

Logo Factory Web pode ser uma escolha interessante, não chega a ser um substituto de nível profissional, mas pode resolver os problemas de quem precisa de uma solução rápida e acessível, possui um sistema grátis onde podemos fazer logotipos através do navegador de Internet.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário sobre o artigo Como criar logotipo para empresa