Como criar um logotipo básico com o GIMP



Neste artigo falaremos sobre como criar um logotipo básico com o programa GIMP, se você está apenas começando, você pode querer evitar o custo de contratar profissionais criativos para o design do seu logotipo.  Você pode utilizar um serviço online ou considerar tentar fazer a criação de um logotipo você mesmo utilizando um programa editor de imagens. Não se preocupe mesmo que o recomendado seja utilizar programas vetoriais, como o Adobe Illustrator, ou ainda o programa CorelDRAW, isso não significa que você precise comprar um programa de edição de imagem caro para tentar desenvolver o seu próprio logotipo.

Pelo contrário, o GIMP é um programa gratuito, e possui muitas das mesmas ferramentas poderosas presentes em programas utilizados por designers, mas sem qualquer custo. Além disso criar o seu próprio logo com o programa GIMP é um processo relativamente rápido e simples mesmo para quem não sabe mexer no programa, é possivel utilizar modelos de logos pre definidos com vários tipos de efeitos que podem ser utilizados como modelo para a construção do seu logotipo.

A primeira coisa que você precisa fazer é ter o programa GIMP instalado em seu computador, depois de ter instalado o programa em seu computador abra o programa e selecione a opção Arquivo > Criar > Logos, e escolha algum modelo de logotipo pre definido para modificar.

Para criar um logotipo básico de exemplo utilizei o modelo Brilhante que permite adicionar efeitos de degrades, texturas, sobras e mapa de relevo, alterei o estilo da fonte e também o degrade para misturar texto e contorno.

Logo abaixo você pode ver como ficou o logotipo criado aplicando o estilo brilhante e fazendo apenas algumas modificações.

O ideal para quem pretende utilizar o logotipo em vários projetos e utilizar o fundo transparente, assim o mesmo poderá ser usado em vários fundos com cores diferentes, se você quiser torná-lo transparente, basta remover o fundo branco da camada selecionando o ícone com o formato de olho.

Abaixo você pode visualizar o logotipo com o fundo transparente.

Você pode tentar utilizar os vários modelos de logos pre definidos e mudar as cores e fontes de texto até que encontre um modelo de logotipo desejado, depois basta salvar o seu logo. Use a opção “Arquivo” e depois “Salvar como” e selecionar “Tipos de arquivo (Por exestenção)” escolha uma extensão para salvá-lo em um arquivo de imagem como JPEG ou PNG caso tenha optado por utilizar o fundo transparente.

Informações sobre o programa

 

  • Licença: Grátis (FreeWare)
  • Tamanho: 19.4 MB
  • Você encontrará o programa GIMP gratuitamente e mais uma serie de informações, sobre como baixar, instalar e sistemas operacionais suportados pelo GIMP no site oficial em inglês http://www.gimp.org/.
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

Um Comentário para “Como criar um logotipo básico com o GIMP”

  1. Mareisa disse:

    Adorei o programa consegui fazer o meu logotipo com o Gimp obrigado para que fez essa matéria.

Deixe um Comentário